! Petróleo fecha em forte alta em Londres e Nova York - 18/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/05/2009 - 16h50

Petróleo fecha em forte alta em Londres e Nova York

[selo]
NOVA YORK, EUA, 18 Mai 2009 (AFP) - Os preços do petróleo aumentaram fortemente nesta segunda-feira em Nova York e em Londres, estimulados pelos conflitos geopolíticos na Nigéria, a alta em Wall Street e a queda do dólar.

No Nova York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet" para entrega em junho terminou em alta de 2,69 dólares, a 59,03 dólares, em relação ao fechamento de sexta-feira.

No InterContinental Exchange, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em julho, ganhou 2,47 dólares, a 58,47 dólares.

O mercado se beneficiou de uma combinação de fatores, comentou Ellis Eckland, analista independente.

A violência na Nigéria sustentou os preços, que subiram fortemente no fim do pregão. O principal grupo armado do sul rico em petróleo da Nigéria, o Mend, afirmou que destruiu neste fim de semana dois oleodutos reparados recentemente e ameaçou sabotar outros.

"Estas canalizações que transportam gás e petróleo perto de Escravos fornecem 110.000 barros por dia à refinaria de Kaduna, no norte da Nigéria", destacaram analistas da Barclays.

Além disso, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) falou na possibilidade de reduzir as cotas de produção; o Wall Street operava em forte alta de 2,5%; e o dólar caía em relação às principais moedas do mundo, levando os investidores a comprarem petróleo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host