! Chávez negocia empréstimo de US$ 10 bi com BNDES - 21/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/05/2009 - 22h58

Chávez negocia empréstimo de US$ 10 bi com BNDES

[selo]
CARACAS, Venezuela, 22 Mai 2009 (AFP) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, negocia um empréstimo de 10 bilhões de dólares com o brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), revelou o próprio líder venezuelano nesta quinta-feira.

Segundo Chávez, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, está na Venezuela para analisar os "mecanismos" destes projetos comuns de "desenvolvimento".

"Coutinho me disse que o Brasil está disposto a financiar projetos aqui por até 10 bilhões de dólares. Há que ver os mecanismos", explicou Chávez, citando o setor petroquímico venezuelano como uma prioridade nestas negociações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva "é um grande companheiro e sempre disse que até onde for possível, o Brasil vai ajudar na industrialização da Venezuela", destacou Chávez.

"O Brasil importa milhões de toneladas de ureia por ano, da África e do Oriente Médio, e nós, no futuro, poderemos produzir isto e ser uma potência petroquímica mundial. A Venezuela vai ser uma potência", garantiu Chávez, que viaja na próxima semana ao Brasil para se reunir com Lula, dentro dos encontros trimestrais entre os dois líderes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host