! Chávez não prevê discutir com Lula adesão ao Mercosul - 26/05/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

26/05/2009 - 00h34

Chávez não prevê discutir com Lula adesão ao Mercosul

[selo]
CARACAS, Venezuela, 26 Mai 2009 (AFP) - A agenda do presidente Hugo Chávez para a reunião com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva em Salvador não prevê a adesão da Venezuela ao Mercosul, revela uma entrevista do líder venezuelano, concedida no Palácio de Miraflores.

"Decidimos acelerar todos os convênios de cooperação entre Brasil e Venezuela", disse Chávez ao destacar um acordo com a Caixa Econômica Federal. "Querem nos ajudar com sua experiência na construção de casas nos bairros pobres do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de colaborar na criação de um sistema de poupança popular".

"Amanhã (terça-feira), vamos firmar este documento para estabelecer na Venezuela uma rede bancária pública e programas de habitação", revelou o presidente.

No encontro serão firmados convênios para agricultura e produção de alimentos, com ênfase no programa de agricultura familiar desenvolvido pelo Brasil, destacou Chávez.

A visita também incluirá acordos de cooperação científica, petroquímica e industrial, revelou.

A Venezuela, que pediu seu ingresso no Mercosul em 2006, espera que os Congressos de Brasil e Paraguai ratifiquem tal adesão, como já fizeram os Parlamentos de Argentina e Uruguai.

No final de abril, Chávez disse que esperava concluir a entrada da Venezuela no Mercosul antes da reunião com Lula em Salvador.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host