UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2009 - 12h26

Obama promete responsabilizar culpados por derramamento

WASHINGTON, 1 Jun 2010 (AFP) -O presidente americano, Barack Obama, prometeu nesta terça-feira responsabilizar legalmente os culpados pelo desastre de petróleo no Golfo do México, afirmando que, se for necessário, mudará a lei para evitar que algo semelhante volte a ocorrer.

"Se nossas leis foram violadas (...), prometo solenemente fazer os responsáveis comparecerem diante da Justiça, em nome das vítimas desta catástrofe e dos habitantes da região do Golfo", disse Obama em um curto discurso feito na Casa Branca.

Obama fez a declaração após um encontro com o ex-senador Bob Graham e o ex-responsável pela Agência de Proteção Ambiental William Reilly, que irão coordenar a comissão presidencial que cuida do vazamento no Golfo do México.

Os comentários ocorrem em um momento em que a Casa Branca tenta novamente demonstrar liderança, enquanto o desastre se amplia e a petroleira BP tenta uma nova operação para deter o vazamento de óleo.

Mas enquanto enfrenta altas críticas, a administração Obama aparenta não ter outra alternativa a não ser depender da expertise da petroleira britânica e seus equipamentos para tentar conter o vazamento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host