! Clubes da Premier League ameaçados por dívidas, segundo estudo - 04/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/06/2009 - 13h49

Clubes da Premier League ameaçados por dívidas, segundo estudo

[selo]
LONDRES, 4 Jun 2009 (AFP) - As finanças dos clubes de futebol da Premier League (primeira divisão) inglesa sobreviverão à crise econômica mundial, mas o aumento de endividamento ameaça seu futuro, segundo as conclusões de um estudo feito pela empresa de consultoria Deloitte.

Este estudo anual, que analisa as cifras da temporada 2007-2008, revela que o endividamento total dos vinte clubes da elite inglesa é de 3,1 bilhões de libras esterlinas ou 3,6 bilhões de euros, enquanto que os salários dos jogadores tiveram um incremento de 23%.

Para Alan Switzer, da Deloitte, este endividamento pode aumentar, já que os clubes sempre estão ameaçados por maus momentos, como prova o caso recente do Newcastle, rebaixado para a segunda divisão.

"Quando mais se endivida, mais vulnerável se torna com uma perda de receita por não ter se classificado para uma Liga dos Campeões ou pelo rebaixamento", comentou Switzer.

Os clubes da elite inglesa são os mais rentáveis da Europa, apesar do forte aumento dos italianos, cujas receitas apresentaram um crescimento de cerca de 34% na temporada 2007-2008.

Em um contexto de crise econômica mundial, a empresa responsável pelo estudo assinala que as finanças das equipes inglesas resistirão, já que a queda de arrecadação com entradas será compensada pelos direitos de televisão.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host