! EUA: Tesouro desembolsa ajuda de 30,1 bilhões de dólares a General Motors - 05/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/06/2009 - 17h55

EUA: Tesouro desembolsa ajuda de 30,1 bilhões de dólares a General Motors

[selo]
WASHINGTON, EUA, 5 Jun 2009 (AFP) - O Tesouro americano anunciou nesta sexta-feira que destinou há dois dias ao construtor General Motors ajuda de 30,1 bilhões de dólares prometida, para asisti-lo na reestruturação, depois da declaração de quebra.

O empréstimo havia sido anunciado na noite de domingo.

Para conjurar o fantasma da quebra e relançar as vendas entre os americanos, a General Motors partiu para uma campanha publicitária cheia de patriotismo que insiste no seu "renascimento", agora sob a proteção do Estado.

A mensagem que invadiu as telas não procura ignorar a concordata confirmada na segunda-feira pela justiça, mas dá ao acontecimento uma visão positiva: não se trata de fechar a porta a chave, mas de recomeçar, diz.

Aparecem, ao fundo, imagens que evocam o sonho americano - arranha-céus, o lutador Mohammed Ali - com o comentário "não assistimos ao fim da indústria automobilística americana: assistimos a seu renascimento".

Os carros aparecem ao longe no anúncio, voltado, simplesmente, a tranquilizar os consumidores.

A montadora, que pediu concordata na segunda-feira, já havia recebido a autorização de um juiz de falências para ter acesso a um empréstimo dos governos americano e canadense de 33,3 bilhões de dólares.

O juiz Robert Gerber, responsável pelo caso, deu na madrugada de terça-feira o aval para o uso imediato de metade da ajuda pública - US$ 15 bilhões - para cobrir as necessidades de capital, o que inclui o pagamento de salários e dos fornecedores, informou a GM em comunicado.

A GM planeja fechar ou reduzir 14 fábricas e suprimir 21.000 postos de trabalho até o fim de 2009.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host