! Grandes produtores agrícolas se reúnem para impulsionar negociação na OMC - 07/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/06/2009 - 12h19

Grandes produtores agrícolas se reúnem para impulsionar negociação na OMC

[selo]
NUSA DUA, Indonésia, 7 Jun 2009 (AFP) - O Grupo Cairns de 19 grandes exportadores agrícolas iniciou neste domingo na Indonésia uma reunião ministerial na qual participam também EUA e Índia, para impulsionar s negociações multilaterais de comércio em um contexto de crise mundial.

O Grupo Cairns, que inclui países emergentes como Brasil e Argentina e industrializados como Canadá e Austrália, deve pedir ao final de seu encontro de três dias o desbloqueio das negociações da Rodada de Doha de liberalização do comércio mundial e condenar o número crescente de medidas protecionistas.

O representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk, o ministro de Comércio da Índia, Anand Sharma, e o diretor geral da OMC, Pascal Lamy, participam nas discussões, no luxuoso balneário de Nusa Dua, na ilha de Bali.

Kirk e Anand, ambos novos em seus cargos, celebrarão nesta segunda-feira seu primeiro encontro bilateral.

Uma disputa entre Estados Unidos e Índia sobre os critérios para autorizar um país pobre elevar suas tarifas aduaneiras para defender seus produtores agrícolas, provocou em julho passado o colapso de última hora das negociações da Rodada de Doha em Genebra.

Na reunião da Indonésia também participam representantes da China, Japão e União Europeia (UE).

O Grupo Cairns é integrado por Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Paraguai, Peru, África do Sul, Tailândia e Uruguai.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host