! FMI saúda "liderança" do Brasil - 10/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/06/2009 - 18h03

FMI saúda "liderança" do Brasil

[selo]
WASHINGTON, EUA, 10 Jun 2009 (AFP) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) saudou a "liderança" e o "compromisso" demonstrados pelo Brasil, que emprestará 10 bilhões de dólares ao organismo multilateral, informou nesta quarta-feira seu diretor-gerente, Dominique Strauss-Kahn.

"O Brasil reafirma mais uma vez a firmeza de seu papel como destacada economia emergente", afirmou Strauss-Kahn, citado num comunicado do FMI.

O empréstimo será efetuado através da aquisição de bônus do organismo, anunciou nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O compromisso de contribuir com o capital do FMI foi adotado em janeiro durante a reunião de cúpula do Grupo dos 20 países industrializados e emergentes em Londres, no auge da crise financeira mundial.

"As autoridades brasileiras mostraram grande capacidade de liderança em seu compromisso com o processo de reforma do FMI e a expansão de nossos recursos, e me dá satisfação o fato de o Brasil mostrar claramente seu forte apoio ao sistema econômico e financeiro internacional", disse Strauss-Kahn.

O diretor-gerente destacou que o FMI tomará as medidas necessárias para "permitir a emissão de bônus o mais rápido possível".

Os 10 bilhões de dólares serão provenientes das reservas internacionais brasileiras, estimadas em 205 bilhões de dólares, segundo números do Banco Central divulgados nesta segunda-feira.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host