! Petróleo consolida lucros após superar 70 dólares em NY e Londres - 10/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/06/2009 - 17h11

Petróleo consolida lucros após superar 70 dólares em NY e Londres

[selo]
NOVA YORK, EUA, 10 Jun 2009 (AFP) - Os preços do petróleo consolidaram seus lucros nesta quarta-feira em Londres e Nova York, encerrando acima da barreira dos 70 dólares, estimulados por uma queda das reservas de cru nos Estados Unidos.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em julho terminou a 71,33 dólares, em alta de 1,32 dólar.

Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 1,18 dólar, a 70,80 dólares.

O cru manteve assim seus lucros da terça-feira, quando terminou o dia cotado acima dos 70 dólares pela primeira vez em oito meses. Durante a sessão, chegou a 71,79 dólares.

A forte queda das reservas de cru nos Estados Unidos na semana passada animou o mercado nesta quarta-feira, mesmo com o fortalecimento do dólar, fator que normalmente derruba a cotação.

O relatório do departamento de Energia americano se revelou "positivo para os preços, com uma ampla queda do cru e dos outros produtos, com exceção do querosene", destacou Hussein Allidina, do Morgan Stanley.

Os estoques de cru voltaram a cair depois de um inesperado aumento na semana passada, registrando uma redução maior que o esperado, a 4,4 milhões de barris. Os analistas entrevistados pela agência Dow Jones Newswires previam uma queda de apenas 700.000 barris.

As reservas de gasolina (-1,6 milhão de barris) e de produtos destilados também baixaram (-300.000 barris). Estes datos colocaram ainda mais pressão sobre os preços, em um mercado onde a oferta continua abundante e as reservas se mantêm em níveis elevados.

"Além disso, o BP publicou seu relatório anual sobre a energia, evidenciando uma queda dos estoques mundiais pela primeira vez desde 1998", indicou Phil Flynn, da Alaron Trading.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host