! AIE revisa em alta previsão de demanda mundial de petróleo - 11/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/06/2009 - 12h41

AIE revisa em alta previsão de demanda mundial de petróleo

[selo]
PARIS, França, 11 Jun 2009 (AFP) - O mercado de petróleo pode ser um sinal de que a recessão está se desacelerando nas economias industrializadas, anunciou nesta quinta-feira a Agência Internacional de Energia (AIE), que pela primeira vez em vários meses elevou sua previsão da demanda mundial.

A AIE revisou em leve alta sua previsão de demanda mundial de petróleo em 2009, embora globalmente continue prevendo uma forte queda para este ano (-2,9%) devido á crise econômica, segundo relatório mensal publicado nesta quinta-feira.

A organização, que representa os interesses dos países industrializados, acredita que este ano o consumo de petróleo chegará a 83,3 milhões de barris diários, em queda de 2,5 milhões de barris diários em relação a 2008.

No entanto, pela primeira vez desde agosto de 2008, a AIE revisou em alta sua previsão de demanda em 2009 (120.000 barris diários a mais do que o previsto no relatório de maio).

"Esta revisão não implica necessariamente um início da reativação econômica, mas pode simplesmente indicar que o pior da recessão já passou", indicou a agência, que baseou suas projeções em uma contração do PIB mundial de 1,4% este ano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host