! British Airways oferece aos pilotos ações em troca de corte salarial - 18/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/06/2009 - 09h15

British Airways oferece aos pilotos ações em troca de corte salarial

[selo]
LONDRES, 18 Jun 2009 (AFP) - O sindicato britânico de pilotos fechou um acordo com a companhia aérea British Airways sobre um pacote de medidas de economia, que inclui cortes salariais e demissões, em troca da entrega de ações.

O acordo alcançado com a British Airline Pilots Association (Balpa), que ainda precisa ser ratificado por seus integrantes, determina que o salário anual dos pilotos deve sofrer um corte médio de 2,61% (3.276 dólares).

Além disso, 78 dos 3.200 pilotos da empresa serão demitidos. Os horários e condições de trabalho também seriam modificadas para aumentar a rentabilidade.

Depois de registrar no ano encerrado em 31 de março um prejuízo de de 375 milhões de libras (quase 600 milhões de dólares), estas medidas permitiriam à companhia aérea economizar 26 milhões de libras anuais a partir de outubro.

Em troca dos sacrifícios, o sindicato Balpa negociou a criação de um plano no qual os pilotos receberão em 2011 ações da empresa em um valor total de 13 milhões de libras, desde que o plano de economia seja cumprido.

Além das negociações com os pilotos, a British Airways intensificou os planos de demissões voluntárias nos últimos meses e pediu aos funcionários que contribuam para a redução de custos. Recentemente, a empresa pediu aos funcionários que trabalhassem de graça entre uma semana e um mês.

Ano passado, a companhia eliminou 2.500 postos de trabalho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host