! UE chega a acordo de princípio sobre supervisão financeira - 18/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/06/2009 - 17h53

UE chega a acordo de princípio sobre supervisão financeira

[selo]
BRUXELAS, Bélgica, 18 Jun 2009 (AFP) - Os líderes da União Européia (UE) obtiveram nesta quinta-feira, em Bruxelas, um acordo de princípio para reforçar a supervisão do sistema financeiro e corrigir desvios provocados pela crise econômica mundial.

"Há um acordo de princípio", os chefes de Estado e de Governo estão "tratando de obter um texto equilibrado", assinalaram fontes diplomáticas.

Concretamente, os dirigentes europeus examinaram uma proposta da Comissão Européia para criar, em 2010, três organismos europeus com certas prerrogativas para supervisionar bancos, seguradoras e os mercados financeiros a nível nacional.

O plano prevê ainda a criação de um "comitê europeu de risco sistêmico" financeiro, que alertaria as autoridades nacionais e emitiria recomendações diante de riscos para a estabilidade financeira.

"Vamos fazer o mesmo na UE do que nos Estados Unidos, onde a supervisão financeira foi reformada", prometeu a chanceler alemã, Angela Merkel, se referindo ao plano de regulação apresentado na véspera pelo presidente americano, Barack Obama.

Mas as ambições alemãs bateram de imediato contra as reservas do governo britânico, zeloso em proteger os interesses da City de Londres, o maior centro financeiro da Europa.

Confirmando a "proximidade" de um acordo, um diplomata garantiu, sob anonimato, que as novas propostas têm em conta "o que é importante para a Grã-Bretanha".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host