! Japão admite que será desbancado pela China como segunda economia mundial - 19/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/06/2009 - 10h05

Japão admite que será desbancado pela China como segunda economia mundial

[selo]
TÓQUIO, Japão, 19 Jun 2009 (AFP) - A economia do Japão deixará em breve de ser a segunda do mundo, status que mantinha há 41 anos, e será superada pela da China, admite um relatório governamental japonês publicado nesta sexta-feira.

"O status de segunda economia mundial para o Japão está chegando a seu fim",a firma o informe anual do ministério da Economia, Comércio e Indústria (Meti).

A conclusão coincide com a do Fundo Monetário Internacional (FMI), que considera que o Produto Interno Bruto (PIB) nominal da China superará o do Japão em 2010 ou, inclusive, já em 2009, se a economia chinesa cresce mais do que o previsto e a japonesa continua se contraindo fortamente.

A economia japonesa sofreu no primeiro trimestre de 2009 uma contração recorde de 14,2% em ritmo anual. Para o conjunto do ano, o FMI prevê uma recessão de 6,2% no Japão e um crescimento de 6,5% na China.

O Japão é a segunda economia mundial desde 1968.

O ministério japonês pede que se repense o papel do país na economia mundial e que não se recorra ao protecionismo, que aumenta sempre que a situação econômica piora.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host