! Petróleo cai abaixo dos US$ 70 em N.Y e Londres - 19/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/06/2009 - 18h59

Petróleo cai abaixo dos US$ 70 em N.Y e Londres

[selo]
NOVA YORK, EUA, 19 Jun 2009 (AFP) - Os preços do petróleo terminaram em clara baixa nesta sexta-feira no mercado de Nova York, com o barril de referência perdendo 1,82 dólar, em um mercado afetado por indicadores moderados da Bolsa e da proximidade do vencimento de contratos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do "light sweet crude" para entrega em julho fechou a 69,55 dólares.

Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em agosto perdeu 1,87 dólar, a 69,19.

O mercado novaiorquino apagou no final do pregão os ganhos registrados até então.

"O contrato para entrega em julho vence na segunda-feira", disse Phil Flynn, da Alaron Trading, destacando que uma combinação de fatores técnicos derrubou os preços no final do dia.

Estes fatores técnicos também tiveram um papel em Wall Street, onde o Dow Jones reverteu a tendência de alta e fechou em queda de 0,19%.

"O contrato para agosto ronda os 70 dólares, que é o patamar observado pelo mercado", explicou Flynn. Este contrato, que assumirá como referência após o fechamento na segunda-feira, acabou a 70,02 dólares hoje.

Durante a maior parte do pregão, as preocupações geopolíticas fizeram os preços do barril subir, até 72,30 dólares.

Após serem apagadas pela explosão da crise econômica, estas preocupações geopolíticas voltaram a ter importância, destacou Lawrence Eagles, da JPMorgan.

"Na Nigéria, as interrupções se multiplicam, com uma produção de cerca de 800 mil barris/dia sendo perdida com os ataques da guerrilha contra instalações da Chevron, Shell e Agip", explicou o analista.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host