! Novo Museu da Acrópole é inaugurado em Atenas - 20/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/06/2009 - 18h46

Novo Museu da Acrópole é inaugurado em Atenas

[selo]
ATENAS, Grécia, 20 Jun 2009 (AFP) - O novo Museu da Acrópole, um edifício de vidro situado aos pés do complexo arquitetônico do centro histórico de Atenas, foi inaugurado neste sábado com um apelo ao British Museum de Londres para que devolva os frisos do Partenon.

O chefe de Estado grego, Carolos Papoulias, renovou, na cerimônia inaugural, o pedido de devolução dos mármores dos frisos do Partenon, atualmente expostos no museu britânico.

Na presença de várias personalidades, entre elas o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durao Barroso, o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, vários chefes de Estado e de Governo e ministros, Papoulias enfatizou que o museu não é apenas uma obra moderna, também é ecumênica.

"É nossa identidade e nosso orgulho", enfatizou.

Com design do arquiteto franco-suíço Bernard Tschumi, este edifício ultramoderno sobre pilotis situado em meio a um sítio arqueológico impressiona por sua geometria.

Situado a 300 metros do monumento farol do mundo antigo, banhado por luz natural, o edifício oferece uma vista panorâmica sobre o Partenon, um dos monumentos mais visitados do mundo e símbolo arquitetônico da época clássica do século V antes de nossa era.

As obras agora expostas no novo museu de três andares estavam amontoadas num pequeno museu situado no Monte Santo e seu traslado foi uma operação gigantesca, que durou vários meses.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host