! Petróleo volta a passar os 70 dólares em Nova York - 25/06/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/06/2009 - 17h03

Petróleo volta a passar os 70 dólares em Nova York

[selo]
NOVA YORK, EUA, 25 Jun 2009 (AFP) - Os preços do petróleo voltaram a fechar acima dos 70 dólares nesta quinta-feira em Nova York, em reação à violência na Nigéria, que afeta a produção de bruto do país, e à desvalorização da moeda americana.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em agosto aumentou 1,56 dólar em relação a quarta-feira, para fechar a 70,23 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte aumentou 1,45 dólares, fechando a 69,78 dólares.

"Mesmo que o fator geopolítico tenha muito menos influência que no ano passado, os rebeldes nigerianos do Mend intensificaram suas atividades recentemente, o que acabou sustentando os preços", avaliou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

O Movimento de Emancipação do Delta do Níger (Mend), o maior grupo armado de um dos principais produtores de bruto do continente africano, atacou um importante oleoduto da Royal Dutch Shell. Dois oleodutos da companhia já foram atacados no fim de semana passado.

Segundo vários analistas, a produção de bruto do país, que faz sucesso no mercado por ser fácil de refinar, está agora abaixo de 1,5 milhão de barris por dia (mbd), contra cerca de 2,6 mbd em 2006.

"O que preocupa nem é tanto a queda da produção em si, mas a evolução da situação no terreno: esta recrudescência dos ataques é considerada como um desafio ao governo", declarou Antoine Halff, do Newedge Group.

"Contudo, os movimentos dos seis últimos meses foram mais ligados à evolução das taxas de câmbios e ao sentimento do mercado de um modo geral", ponderou.

Wall Street estava em forte alta nesta quinta-feira a poucas horas do fim da dessão, e o dólar recuava, tornando mais atrativas as matérias primas trocadas em dólares para os compradores que possuem outras divisas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host