! Conselho de Administração do FMI aprova emissão de bônus - 01/07/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/07/2009 - 17h40

Conselho de Administração do FMI aprova emissão de bônus

WASHINGTON, EUA, 1 Jul 2009 (AFP) - O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta quarta-feira a primeira emissão de bônus da história do organismo multilateral, com o objetivo de aumentar seus recursos diante da crise econômica, anunciou a instituição.

O Conselho, composto por representantes dos estados membros ou por grupos de estados membros, votou a favor de medida que permitirá a alguns países encaminhar recursos suplementares ao FMI.

Os países industrizalizados e os emergentes do G20 se comprometeram, em abril passado, a triplicar os recursos que emprestam ao Fundo.

"Este esquema inovador fortalecerá ainda mais a capacidade do FMI para dar uma rápida assistência a seus membros quando necessitarem", disse o diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn.

"Esta nova ferramenta financeira e nossas outras iniciativas mostram o compromisso do Fundo e de seus membros de enfrentar a crise financeira e econômica global. Ao mesmo tempo, os títulos do FMI oferecem um investimento seguro para nossos membros", destacou Strauss-Kahn.

Três nações já expressaram interesse na aquisição de títulos da dívida: Brasil, China e Rússia.

A China revelou seu propósito de investir mais de 50 bilhões de dólares em bônus, enquanto Brasil e Rússia planejam entrar com 10 bilhões cada um.

Os primeiros bônus, provavelmente, serão emitidos após acordos específicos com qualquer um dos países membros.

Uma vez adquiridos por governos membros ou seus respectivos bancos centrais, os bônus serão negociáveis entre os setores públicos dos diversos países, o que inclui todos os membros do FMI, seus bancos centrais e 15 instituições multilaterais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host