! UE impõe tarifas à importação do biodiesel norte-americano - 07/07/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/07/2009 - 14h04

UE impõe tarifas à importação do biodiesel norte-americano

BRUXELAS, Bélgica, 7 Jul 2009 (AFP) - A União Europeia (UE) decidiu neseta terça tributar a importação de biodiesel de fabricantes norte-americanos ao considerar que os mesmos se beneficiam de subvenções desleais que pnem a indústria europeia, informaram fontes diplomáticas.

Os tributos, que entrarão em vigor no mais tardar em 12 de julho, oscilam entre 230 euros e 409 euros a tonelada dos produtos envolvidos. Serão aplicados durante um período de cinco anos.

O biodieel representa até 80% da produção total dos biocombustíveis na União Europeia (UE), que, por sua vez, os converteu no pilar da estratégia europeia de reduzir as emissões de CO2 e diversificar as fontes de energia.

Com a imposição de tarifas aos produtos americanos, a UE responde a um pedido dos produtores europeus, que acusam seus competidores de se beneficiar de subvenções desleais sob a forma de crédito para impostos ou ajudas diretas para a produção.

Os Estados Unidos são o principal importador de biodiesel na Europa, passando de 7.000 toneladas em 2005 a cerca de um milhão de toneladas no ano passado.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host