! Petrobras abre escritório em Cuba - 15/07/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/07/2009 - 19h11

Petrobras abre escritório em Cuba

HAVANA, Cuba, 15 Jul 2009 (AFP) - A Petrobras, que realiza estudos sísmicos nas águas cubanas do Golfo de México em busca de petróleo, abriu nesta quarta-feira um escritório em Havana, informou o gerente-geral da empresa na Ilha, João Figueira.

"Já concluímos o levantamento sísmico, com quase 2.600 km2, e no momento estes dados estão sendo processados. Assim que terminar esta etapa, vamos começar a fase de interpretação, com os geólogos e físicos", disse Figueira em entrevista coletiva.

O funcionário assinalou que o Bloco N-37, ao norte de Havana, entregue à Petrobras e à Cubapetróleos (Cupet), "está muito bem situado do ponto de vista geológico", e a apenas 2 km da costa, a uma profundidade marinha de entre 500 e 1.600 metros.

Figueira explicou que pelo contrato, até maio de 2010 será definido se a Petrobras vai perfurar ou não na região.

Estas atividades marcam a volta da Petrobras a Cuba, que entre 1998 e 2001 prospectou em um bloco ao norte do centro da Ilha, na zona de Cayo Coco, e chegou a perfurar, mas sem resultado.

Figueira disse que o embargo dos Estados Unidos sobre Cuba "dificulta, mas não impede" a contratação de uma plataforma de perfuração, algo que a Petrobras já superou em 2001.

Cuba dividiu em 2000 sua zona exclusiva em 59 blocos, explorados por Repsol (Espanha), Hydro (Noruega) OVL (Índia), PDVSA (Venezuela), PetroVietnã, Petronas (Malásia) e Petrobras.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host