UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/07/2009 - 16h22

Fundo especulativo compra quantidade maciça de cacau e cria polêmica

LONDRES, 20 Jul 2010 (AFP) -Um fundo de investimentos comprou na semana passada uma quantidade maciça de cacau, provocando um aumento recorde dos preços e uma polêmica sobre a especulação que afeta o mercado de alimentos, segundo informaram publicações da imprensa.

De acordo com informações de mercado relatadas pelo jornal Financial Times e pela agência Dow Jones Newswires, o fundo especulativo britânico Armajaro adquiriu na semana passada 240.100 toneladas de cacau.

Trata-se da maior quantidade de cacau entregue em 14 anos no mercado de alimentos londrino do NYSE Liffe, por um valor total de 1 bilhão de dólares.

Presidido por Anthony Ward, um ex-presidente da Associação Europeia de Cacau (que reúne os principais players do mercado), o fundo fez a compra através de várias corretoras e bancos que atuam nos mercados de commodities, entre eles o BNP Paribas.

Ao ser questionado pela AFP, Armajaro não quis fazer comentários.

Essa entrega corresponde, segundo Laurent Pipitone, chefe da Organização Internacional de Cacau (ICCO), a 7% da produção mundial de cacau, e 15% dos estoques mundiais, e 25% dos estoques europeus.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host