! Islândia anuncia plano para recapitalizar três bancos resgatados - 20/07/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/07/2009 - 10h07

Islândia anuncia plano para recapitalizar três bancos resgatados

REYKJAVIK, França, 20 Jul 2009 (AFP) - O Estado islandês anunciou nesta segunda-feira sua intenção de recapitalizar com 270 bilhões de coroas (1,5 bilhão de euros, 2,1 bilhões de dólares) os três principais bancos do país, nacionalizados de emergência em outubro de 2008 por causa da crise financeira mundial.

O plano diz respeito aos três novos bancos (Islandsbanki, New Kaupthing e New Landsbanki) criados sobre as estruturas dos bancos que faliram em outubro.

O acordo, que começou a ser negociado há várias semanas, deve ser aplicado em 14 de agosto, acrescenta o comunicado do governo.

O governo emitirá títulos para os três novos bancos criados sobre as estruturas dos estabelecimentos que faliram em outubro.

Segundo o plano, os antigos acionistas de dois desses bancos, o Islandsbanki e o New Kaupthing, ficarão com a maioria dos títulos e terão, portanto, a maior parte do capital, apesar do governo manter uma parte das ações e continuar representado nos respectivos conselhos de administração.

A venda de títulos será realizada em 14 de agosto e deve ser aprovada ainda pelas autoridades regulatórias, afirmou o ministério das Finanças.

"Os acordos anunciados hoje permitem recapitalizar os bancos, potencialmente a um custo muito menos elevado para o contribuinte que o inicialmente previsto, e achamos que o resultado será justo e equitativo para os acionistas", parabenizou o ministro das Finanças, Steingrimur Sigfusson, citado no comunicado.

O sistema financeiro islandês, que chegou a representar até 11 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) da ilha ártica, desabou em outubro passado durante a crise das bolsas mundiais, provocando o afundamento da coroa islandesa, aumentando o índice de desempleo e, meses mais tarde, a renúncia do governo.

Em 2009, a economia islandesa deve registrar uma recessão de mais de 10%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host