! Bernanke: Fed tem "inúmeras ferramentas" para sair da crise - 21/07/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/07/2009 - 11h36

Bernanke: Fed tem "inúmeras ferramentas" para sair da crise

WASHINGTON, EUA, 21 Jul 2009 (AFP) - O presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed, banco central), Ben Bernanke, afirmou nesta terça-feira que a instituição tem "inúmeras ferramentas" para evitar que as enormes somas injetadas na economia não disparem a inflação quando o país voltar a crescer.

"Globalmente, o Federal Reserve tem inúmeras ferramentas eficazes para ajustar a política monetária quando as perspectivas econômicas exigirem", destacou Bernanke, em uma coluna publicada pelo jornal financeiro "Wall Street Journal".


Embora os membros do Fed tenham aparecido divididos em recentes intervenções públicas com relação às estratégias de "saída da crise", Bernanke afirmou que o tema foi debatido pela direção do banco central americano.

O Fed injetou somas enormes na economia americana quando ela estava à beira do precipício, gerando temor entre os economistas de uma escalada futura dos preços.

Bernanke destacou que o Fed pode impedir que isto ocorra pagando juros sobre as reservas depositadas pelos bancos e reduzindo a quantia destas reservas.

"Poderíamos utilizar uma e outra medida em separado. De qualquer forma, para sermos eficazes, provavelmente iremos utilizá-las de forma combinada", acrescentou o presidente do Fed.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host