! "Não há vencedores nem vencidos", disse Lugo sobre acordo com Brasil - 28/07/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/07/2009 - 13h35

"Não há vencedores nem vencidos", disse Lugo sobre acordo com Brasil

ASSUNÇÃO, Paraguai, 28 Jul 2009 (AFP) - O presidente Fernando Lugo destacou nesta terça-feira ante dezenas de partidários que não houve nem vencedores nem vencidos no acordo com o Brasil sobre a exploração que chamou de equitativa da represa binacional de Itaipu.

"Esta é uma conquista de todos, de paraguaios e brasileiros. Aqui não há vencedores nem vencidos", enfatizou o presidente, ante manifestantes, a maioria esquerdistas e funcionários da companhia estatal de eletricidade (Ande), em ato em frente à sede da usina em Assunção.

Minutos depois de finalizado o ato, o presidente entrou no prédio do Congresso e entregou um relatório aos legisladores sobre o entendimento assinado sábado com seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

O acordo satisfaz antigas reivindicações paraguaias em torno da exploração de Itaipu.

O compromisso inclui o pagamento, pelo Brasil, de 360 milhões de dólares por ano de compensação ao Paraguai pela energia que usa da usina, contra 120 milhões de dólares atualmente.

O Brasil concedeu ainda ao Paraguai a possibilidade da venda da energia de Itaipu a países terceiros a partir de 2023.

Este ponto é questionado pela oposição brasileira que denuncia que seria uma violação do Tratado de 1973 que obriga os dois países a negociarem a energia somente entre eles.

Neste sentido, o diretor paraguaio de Itaipu, Mateo Balmelli, destacou que se a Ande (do Paraguai) e a Eletrobras (Brasil) entrarem no acordo, não haverá necessidade de modificar o tratado.

Itaipu fica sobre o caudaloso Rio Paraná e produz 14.000 MW, dos quais 50% correspondem ao Paraguai, mas a energia que não usa vende ao Brasil.

O Paraguai só consome 5% desta energia e com o restante abastece os rios estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host