! Paraguai minimiza crítica de deputado do DEM sobre acordo de Itaipu - 31/07/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

31/07/2009 - 14h02

Paraguai minimiza crítica de deputado do DEM sobre acordo de Itaipu

ASSUNÇÃO, Paraguai, 31 Jul 2009 (AFP) - O chanceler paraguaio Héctor Lacognata minimizou nesta sexta-feira as declarações do deputado José Carlos Aleluia, do DEM, que chamou o Paraguai de "republiqueta populista".

"É difícil controlar a boca de um parlamentar eleito por seu povo. Uma opinião individual não representa a opinião do governo e do povo brasileiro", assinalou Lacognata.

O chanceler comentou assim as declaracões feitas na véspera por Aleluia, que, além de chamar o Paraguai de "republiqueta populista", pediu que seja analisado o recente acordo assinado pelos Luiz Inácio Lula da Siva e Fernando Lugo sobre a represa Itaipu.

"Logicamente, o acordo alcançado 25 de julho é um êxito do governo de Lula e haverá setores que vão tentar ofuscar esse êxito", afirmou ainda o ministro. "Isos não ofusca o bom momento que atravessam as relações com o governo e o povo brasileiros", insistiu.

Lula e Lugo assinaram um acordo a exploração da hidrelétrica Itaipu, em virtude do qual o Brasil pagará ao Paraguai uma compensação anual de 360 milhões de dólares.

Lula também assumiu o compromisso de financiar vários projetos de infra-estrutura no Paraguai.

O acordo ainda tem que ser aprovado pelos Congressos dos dois países.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host