! França: passageiros de cruzeiro com caso de gripe A são autorizados a desembarcar - 01/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/08/2009 - 11h00

França: passageiros de cruzeiro com caso de gripe A são autorizados a desembarcar

MARSELHA, França, 1 Ago 2009 (AFP) - A maioria dos 3.600 passageiros do cruzeiro "Voyager of the seas", no qual há vários casos suspeitos de gripe suína, foram finalmente autorizados a desembarcar em Marselha, sul da França, neste sábado, e a única pessoa afetada já está recuperada, indicou a prefeitura de Bouches-du-Rhône.

No entanto, 150 pessoas seguem confinadas a bordo por medida de precaução, embora não apresentem mais sintomas e estejam sendo tratadas com o antiviral Tamiflu, segundo a mesma fonte.

"Uma única pessoa foi confirmada com H1N1, no primeiro dia em Barcelona. Os exames foram realizados em um laboratório de Madri. Esta pessoa foi imediatamente isolada e tratada com Tamiflu, e hoje está curada", declarou à AFP Philippe Ramon, vice-prefeito de Bouches-du-Rhône.

A nacionalidade do passageiro infectado não foi divulgada.

"A equipe médica e sanitária considerou que havia um risco extremamente marginal, e por isso pudemos autorizar o desembarque", acrescentou.

"Sessenta e dois membros da tripulação haviam apresentado sintomas, e cerca de 60 pessoas que tiveram contato com elas" continuam confinadas, assim como "cinco passageiros (com sintomas) e cerca de 15 passageiros que tiveram contato com eles", de acordo com a mesma fonte.

"Hoje, ninguém mais apresenta sintomas", resumiu Ramon.

A equipe sanitária, acompanhada por forças de segurança, subiram a bordo do cruzeiro da empresa Royal Caribbean na manhã deste sábado. Uma equipe médica realizou a investigação epidemiológica.

Na noite de sexta-feira, o prefeito de Bouches-du-Rhône decidiu suspender temporariamente o desembarque dos 3.600 passageiros em Marselha, devido a uma informação que indicava quatro casos declarados entre os passageiros e cerca de 60 entre os 1.500 membros da tripulação.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host