! Obama afirma que dados econômicos mostram recuperação nos EUA - 01/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/08/2009 - 10h06

Obama afirma que dados econômicos mostram recuperação nos EUA

Em Washington
O presidente americano, Barack Obama, disse neste sábado que os últimos dados oficiais apontam que o plano de reativação aprovado em fevereiro está recuperando a economia dos Estados Unidos, que está em recessão.

Em seu programa semanal de rádio, Obama se referiu às cifras do Produto Interno Bruto (PIB) divulgadas na sexta-feira.

"O relatório mostra que, nos primeiros meses do ano, a recessão que enfrentávamos quando assumi o cargo era até mais profunda do que se pensou a princípio. O documento nos advertiu de quão perto estávamos do limite", disse o presidente.

"Mas ele também revela que, nos últimos meses, a economia está sensivelmente melhor do que o esperado, e muitos economistas sugerem que parte deste avanço pode ser diretamente atribuído" ao programa de estímulo econômico de 787 bilhões de dólares aprovado pelo Congresso, conhecido como Lei de Reativação, destacou.

"Este e outros difíceis porém importantes passos que temos dado nos últimos seis meses ajudaram a frear esta recessão", acrescentou Obama, reforçando suas declarações de sexta-feira.

Também como na véspera, o presidente alertou que o desemprego não recuará imediatamente, ponderando que "os investimentos das empresas, que caíram nos últimos meses, mostram sinais de estabilização. Isto significa que, eventualmente, os negócios começarão a crescer e contratarão funcionários outra vez".

Obama reconheceu, por fim, que uma recuperação completa levará tempo.

"Muitos meses ainda serão necessários para sair totalmente da recessão, uma recessão que - agora sabemos - era até mais profunda do que qualquer um tinha imaginado".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host