! Governo Chávez ocupa torrefatoras de café - 03/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/08/2009 - 20h19

Governo Chávez ocupa torrefatoras de café

CARACAS, Venezuela, 3 Ago 2009 (AFP) - O governo venezuelano ocupou nesta segunda-feira todas as fábricas das torrefatoras Café Madrid e Fama de América, acusadas de "abuso" e "monopólio", o que provocaria a falta do produto no mercado.

"O governo bolivariano ocupou todas as fábricas das empresas Fama de América e Café Madrid para garantir o abastecimento do povo venezuelano", explicou à TV estatal o ministro de Agricultura e Terras, Elías Jaua.

Segundo o funcionário, a medida terá uma duração inicial de três meses, com a finalidade de garantir o abastecimento do povo venezuelano e realizar uma auditoria profunda...".

Jaua disse que se ficar comprovado que as empresas tiveram um comportamento irregular, serão expropriadas.

Nos últimos meses, o governo do presidente Hugo Chávez nacionalizou setores estratégicos da economia, ocupando várias empresas de produtos básicos, como arroz e massas, para enfrentar o crescente desabastecimento no país.

"Não vamos permitir que sigam chantageando o povo venezuelano", explicou Jaua, acusando as duas empresas de "monopolizar" 80% do café consumido na Venezuela.

Os alimentos básicos estão tabelados na Venezuela e os empresários têm denunciado que os preços fixados não cobrem sequer os custos de produção.

Em 2008, a inflação na Venezuela foi de 30,9%, a mais alta da região.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host