! Argentina volta a registrar déficit no comércio com o Brasil - 04/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/08/2009 - 13h06

Argentina volta a registrar déficit no comércio com o Brasil

BUENOS AIRES, 4 Ago 2009 (AFP) - O superávit que a Argentina registrava em seu comércio com o Brasil mudou de sinal em julho passado, voltando ao negativo de 2008, informou nesta terça-feira a consultora privada Abeceb.

O governo da presidente Cristina Kirchner impôs barreiras comerciais que irritaram o Brasil e os demais sócios do Mercosul, Uruguai e Paraguai, com o argumento de que, com a crise mundial, deveria proteger o emprego e a produção na Argentina.

"A mudança no sinal do saldo, depois de quatro meses (de superávit), começou porque o comportamento das exportações (argentinas) voltou a ser negativo, contra o positivo de junho", segundo relatório da Abeceb, uma das maiores analistas do comércio regional.

O déficit da Argentina com o Brasil alcançou 81 milhões de dólares em julho, informou a consultora, com base em dados oficiais de ambos os países.

O Brasil havia manifestado preocupação na recente cúpula do Mercosul em Assunção pela queda de 42% de suas exportações à Argentina no primeiro semestre do ano, após ter desfrutado de um superávit comercial bilateral de 4,344 bilhões de dólares em 2008.

No entanto, a Argentina vendeu mercadorias para o Brasil por 964 milhões de dólares em julho, o que significou uma queda de 8% em relação a dois meses antes.

A combinação de recessão mundial e barreiras comerciais permitiram à Argentina acumular entre janeiro e maio um superávit global de 8,333 bilhões de dólares, apesar da projeção de queda da economia para 2009.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host