UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/08/2009 - 18h10

Maré negra: BP cimenta poço na quinta-feira

WASHINGTON, 4 Ago 2010 (AFP) -A injeção de cimento no poço de petróleo que deu origem ao maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos deve começar na quinta-feira, no Golfo do México, informou nesta quarta o grupo petroleiro BP, após receber sinal verde das autoridades americanas.

"Diante do sucesso da operação 'static kill' e dos resultados positivos dos testes, autorizei a BP a selar com cimento o poço danificado", disse o almirante Thad Allen, encarregado pelo governo americano de liderar o combate ao desastre ambiental.

"As operações de bombeamento (do cimento) devem começar na quinta-feira, 5 de agosto", confirmou o grupo petroleiro britânico em outro comunicado.

O sinal verde do governo americano ocorre menos de 24 horas após a BP anunciar o sucesso da primeira fase de bloqueio do poço, chamada de "static kill", com a injeção de lodo para empurrar o petróleo para o fundo.

A operação autorizada hoje por Allen constitui em injetar cimento no poço para fechá-lo definitivamente.

O almirante Allen destacou que o procedimento não isenta, "de maneira alguma", a BP de proceder a "instalação de um poço auxiliar", solução apontada como definitiva.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host