! Petróleo fecha em alta em Nova York e Londres - 05/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/08/2009 - 17h37

Petróleo fecha em alta em Nova York e Londres

NOVA YORK, EUA, 5 Ago 2009 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira em Nova York, impulsionados no fim de uma sessão morna pela consolidação da fraqueza do dólar, que empurrou os investidores para as matérias-primas.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em setembro ganhou 55 centavos em relação ao fechamento de terça-feira, encerrando a 71,97 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu 1,23 dólar e superou a marca dos 75 dólares (75,51 dólares) pela primeira vez desde meados de outubro de 2008.

Em queda durante boa parte da sessão, os preços voltaram a aumentar no fim do dia.

"A fraqueza do dólar se intensificou, e os operadores reagiram comprando matérias-primas", observou o analista independente Ellis Eckland. "Os corretores ficam olhando para o dólar e pensam que se ele cair, haverá uma disparada dos preços do petróleo", explicou.

O enfraquecimento da moeda americana torna o ouro negro mais interessante para os compradores que possuem outras divisas. Ele também incentiva os investidores a investir nas matérias-primas para se proteger da perda do valor de seu patrimônio.

Durante a sessão, os preços caíram após a publicação das estatísticas semanas do departamento americano da Energia sobre os estoques de petróleo nos Estados Unidos.

Os dados revelaram um crescimento, pela segunda semana consecutiva, dos estoques de bruto, mais de três vezes superior ao esperado. Os estoques de gasolina diminuíram, mas menos que o previsto.

"Os números são semelhantes aos da semana passada, com fraqueza da demanda e atividade das refinarias extremamente reduzida", comentou Antoine Halff, do Newedge Group, considerando que este indicador acabará provocando uma queda dos preços.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host