! Déficit no orçamento dos EUA vai a US$ 1,3 tri em julho - 06/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/08/2009 - 23h07

Déficit no orçamento dos EUA vai a US$ 1,3 tri em julho

WASHINGTON, EUA, 6 Ago 2009 (AFP) - O déficit no orçamento dos Estados Unidos atingiu 1,3 trilhão de dólares em julho, sobre os dez primeiros meses do exercício em curso, que termina no dia 30 de setembro, informou nesta quinta-feira o bureau de orçamento do Congresso.

A cifra é superior aos 880 bilhões de dólares de déficit que registrava o orçamento no mesmo período do ano anterior.

Segundo o bureau de orçamento do Congresso, os gastos tiveram um crescimento de 530 bilhões de dólares (21%) em relação a julho de 2008, enquanto a arrecadação caiu 350 bilhões de dólares (17%).

Estes novos números devem alimentar os argumentos dos adversários republicanos do presidente Barack Obama, que estimam que seu plano de estímulo à economia, de 787 bilhões de dólares, apenas aumenta o déficit e não gera empregos.

Obama disse hoje que os Estados Unidos estão "no início do fim da crise" econômica e criticou duramente a oposição republicana.

"Esta crise foi gerada há vários anos. Não começou no mês passado. A crise bancária não começou no meu mandato, que a verdade seja dita", destacou Obama sobre a política econômica de se predecessor, o republicano George W. Bush.

Os números sobre o desemprego serão publicados nesta sexta-feira e os especialistas antecipam uma taxa de 9,6%, algo sem precedentes em 26 anos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host