! Déficit comercial dos EUA teve leve aumento em junho por causa do petróleo - 12/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

12/08/2009 - 14h08

Déficit comercial dos EUA teve leve aumento em junho por causa do petróleo

WASHINGTON, EUA, 12 Ago 2009 (AFP) - O déficit comercial dos Estados Unidos se ampliou levemente em junho devido aos preços do petróleo, revelam cifras oficiais divulgadas nesta quarta-feira pelo departamento do Comércio.

O documento informa que déficit comercial cresceu 27 bilhões de dólares a partir de cifras revisadas de maio, que o situaram em 26 bilhões.

O déficit de junho foi menor que os 28,5 bilhões esperados pela maioria dos analistas e revelou aumentos tanto nas importações como nas exportações, o que sugre que os fluxos comerciais começam a reviver depois de fortes declives.

"O comércio ainda está longe de ser normal, mas a tendência a uma normalização está encaminhada",afirma Robert Brusca, da FAO Economics.

Para Joel Naroff, da Naroff Economic Advisors, o momento deveria ser de comemoração.

"Significa que a economia americana voltou a crescer e que estavamos absorvendo produtos de todo mundo".

O pronunciado aumento dos preços do petróleo foi o responsável pela maior parte do aumento, ao mesmo tempo em que também cresceu o politicamente delicado déficit com China, que triplicou (1,6 bilhão de dólares).

Excluindo os produtos petroleiros, o departamento do Comércio disse que o déficit comercial dos Estados Unidos se encontra em seu ponto mais fraco desde janeiro de 1999, em 20 bilhões de dólares, e 11,7% abaixo do nível de maio.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host