! O Fed mantém a taxa básica em sua margem de 0 a 0,25% - 12/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

12/08/2009 - 16h06

O Fed mantém a taxa básica em sua margem de 0 a 0,25%

WASHINGTON, EUA, 12 Ago 2009 (AFP) - O Federal Reserve (Fed, banco central americano) manteve a taxa básica em sua margem de 0 a 0,25% e afirmou que a atividade econômica parece "estar no caminho da estabilização", ao final de uma reunião de dois dias de seu Comitê de Política Monetária.

"A conjuntura continuou melhorando recentemente nos mercados financeiros", assinal o Comitê de Política Monetária (FOMC) da Fed em um comunicado publicado ao término da reunião em Washigton.

Os gastos das famílias, vitais para a economia americana, "continuaram mostrando sinais de estabilização, mas se mantêm limitados pela persistência da perda de empregos, um crescimento muito lento dos rendimentos, uma queda do patrimônio familiar e um crédito restrito", acrescenta o banco central americano, em um texto quase idêntico neste ponto às conclusões de sua última reunião de junho.

"As condições econômicas provavelmente garantem taxas extremamente baixas para o dinheiro a 24 horas durante um longo período", reitera o FOMC, em uma indicação de que as dificuldades da primeira economia mundial ainda não estão superadas.

Para continuar impulsionando a economia americana, num momento em que a recuperação parece a caminho, o Fed anunciou, além disso, que desacelerará seu programa de compra de obrigações do Tesouro americano no valor de 300 bilhões de dólares, a fim de concluí-lo em outubro e não em setembro.

As decisões do FOMC foram aprovadas por unanimidade de seus membros.

A bolsa de Nova York continuava operando em alta ao final dessa reunião: às 18H20 GMT, o Dow Jones ganhava 1,52% e o Nasdaq 1,77%.

Por sua parte, o dólar limitava seu recuo frente ao euro, ficando abaixo de 1,42 dólar.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host