! Japão volta a crescer no segundo trimestre - 16/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

16/08/2009 - 21h30

Japão volta a crescer no segundo trimestre

TÓQUIO, Japão, 17 Ago 2009 (AFP) - O Japão voltou a crescer no segundo trimestre de 2009, após 12 meses de recessão, com alta de 0,9% do Produto Interno Bruto em relação ao trimestre anterior e de 3,7% em ritmo anual, anunciou nesta segunda-feira o governo.

Este dado está globalmente de acordo com as previsões dos economistas, que esperavam em média uma alta de 1% em relação ao primeiro trimestre e de 3,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, segundo pesquisa realizada pela DowJones Newswires.

O Japão é o terceiro grande país industrializado, atrás de Alemanha e França, a anunciar a saída da recessão no trimestre de abril a junho.

Esta retomada pode ser explicada essencialmente, segundo dados comunicados pelo governo, por um retorno das exportações e do consumo das famílias, estimulados pelos planos de recuperação em massa adotados pelas autoridades. Mas o investimento das empresas se manteve fraco.

A segunda economia mundial vinha registrando contração desde o segundo trimestre de 2008, minada pelo desabamento de suas exportações por causa da demanda em queda livre nos EUA, na Europa e na China. Ela sofreu no primeiro trimestre de 2009 a pior queda de seu PIB desde o fim da 2ª Guerra Mundial (-3,8% em relação ao trimestre precedente).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host