! Petróleo volta a cair em Nova York e Londres - 17/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/08/2009 - 17h52

Petróleo volta a cair em Nova York e Londres

NOVA YORK, EUA, 17 Ago 2009 (AFP) - Os preços do petróleo voltaram a recuar nesta segunda-feira em Londres e Nova York, após ter despencado mais de três dólares na sexta-feira, em um mercado que questiona o vigor da recuperação da demanda de cru.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em setembro terminou em queda de 76 centavos, a 66,75 dólares. Durante a sessão, a cotação chegou a 65,23 dólares.

Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em outubro, novo contrato de referência, perdeu 90 centavos, fechando a 70,54 dólares.

"As previsões de uma recuperação rápida e pronunciada do consumo estão sendo questionadas", comentou Antoine Halff, do Newedge Group.

Os preços, que na semana passada superaram os 70 dólares, registraram um forte movimento de queda na sexta-feira, depois do anúncio de um inesperado recuo do nível de confiança dos consumidores americanos, perdendo 3,61 dólares, mais de 4% de seu valor.

"De maneira geral, o mercado petroleiro acompanha de perto os mercados financeiros e os movimentos do dólar", acrescentou Halff.

As bolsas registraram quedas nesta segunda-feira particularmente na Ásia, região seguida atentamente pelos observadores do mercado petroleiro, por ter assumido a posição de principal motor da demanda de energia nos últimos anos.

Já a moeda americana voltou a se valorizar, como na sexta-feira, tornando menos atrativas as matérias-primas para os compradores que investem em outras divisas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host