! Banco suíço faz acordo inédito e revela identidade de clientes acusados de fraude - 19/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/08/2009 - 12h30

Banco suíço faz acordo inédito e revela identidade de clientes acusados de fraude

WASHINGTON, EUA, 19 Ago 2009 (AFP) - O banco suíço UBS revelará aos Estados Unidos a identidade de 4.450 clientes, como parte de um acordo amigável com a receita americana que os acusa de evasão fiscal, confirmou nesta quarta-feira o Internal Revenue Service (IRS, fisco) americano.

"Graças ao governo suíço, os EUA alcançaram um acordo sem precedente que marca uma etapa capital nos esforços do IRS para levantar o véu do segredo bancário", declarou à imprensa Douglas Shulman, comissário do IRS.


O jornal econômico americano Wall Street Journal havia antecipado que o UBS pode em um futuro dar detalhes sobre 10.000 contas abertas no banco por cidadãos americanos.

Este acordo envia uma mensagem: o IRS perseguirá sem pausa pelo mundo as pessoas suspeitas de evasão fiscal, acrescentou Shulman, em conferência por telefone.

Shulman anunciou que estas pessoas podem ainda se apresentar ao IRS até 23 de setembro para regularizar sua situação.

Segundo um comunicado do IRS o acordo do fisco americano inclui um nível de informação sem precedente sobre os cidadãos americanos que possuem contas na União de Bancos Suíços.

Com relação ao número das 52.000 contas em questão, que circulou na mídia, Shulman indicou que se tratava de uma estimativa feita pelo UBS do número de americanos que têm contas na Suíça, mas nem todos para evasão fiscal.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host