UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/08/2009 - 12h54

BC alemão aumenta previsão de crescimento para 2010

BERLIM, 19 Ago 2010 (AFP) -O Banco Central da Alemanha (Bundesbank) aumentou a previsão de crescimento do país em 2010 para "cerca de 3%", contra 1,9% da estimativa anterior, segundo o relatório mensal da instituição publicado nesta quinta-feira.

"O Produto Interno Bruto crescerá cerca de 3% este ano", afirma o Bundesbank no documento.

"A dinâmica conjuntural é atualmente favorável na Alemanha, e a recuperação continuará no segundo semestre, mas o ritmo de crescimiento se normalizará depois de uma primavera excepcional", destaca o Bundesbank.

A economia alemã cresceu 2,2% no segundo trimestre na comparação com o período anterior, uma taxa que superou amplamente as previsões e que é a maior desde a reunificação do país em 1990.

A nova previsão de crescimento do Bundesbank é muito superior à anterior, de 1,9%, calculada em junho. Também é mais otimista que a previsão do ministro da Economia, Rainer Rüderle, que espera "mais de 2%" de crescimento em 2010.

A previsão alemã é invejável aos olhos das principais economias europeias. A França, por exemplo, espera para este ano um crescimento de 1,4%, enquanto a Grã-Bretanha calcula 1,2%. A Espanha, por sua vez, prevê continuar a recessão, com uma contração do PIB de 0,3%.

Desde o começo do ano, a economia alemã foi favorecida pela recuperação do comércio internacional. Líder europeia em matéria de exportações, a Alemanha aproveitou a dinâmica dos países emergentes, a começar pela China.

A outra boa notícia comemorada em Berlim é que, segundo o Bundesbank, seu déficit público será inferior ao que fora previsto antes, "claramente abaixo de 5%" este ano, a 4% em 2011 e abaixo de 3% em 2012.
Hospedagem: UOL Host