! Lula e Evo Morales tratarão de exportações de gás natural - 19/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/08/2009 - 18h09

Lula e Evo Morales tratarão de exportações de gás natural

LA PAZ, Bolívia, 19 Ago 2009 (AFP) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, revelou nesta quarta-feira que conversará com seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo sábado, sobre o volume das compras de gás natural do Brasil, que caíram 26% nas últimas semanas.

"É claro que vamos tocar no tema do preço e do volume de gás importado pelo Brasil", disse Morales sobre a próxima visita de Lula à Bolívia.

As compras brasileiras de gás natural baixaram nas últimas semanas de 31 milhões de metros cúbicos diários (MMCD) para a média de 23 MMCD, devido à capacidade do Brasil para gerar energia hidrelétrica.

Morales também disse que as conversações com Lula envolverão "alguma conta pendente do Brasil, especialmente da Petrobras, com a (estatal boliviana) Yacimientos" Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

Lula chegará no sábado à região "cocalera" do Chapare, no centro da Bolívia, para firmar um crédito de 332 milhões de dólares para a construção de uma estrada de 306 km, ligando Villa Tunari ao povoado amazônico de San Ignacio de Moxos, no departamento de Beni.

O ato será realizado em Villa Tunari, 580 km a leste da capital boliviana, um bastião eleitoral de Evo Morales, onde emergiu como líder sindical e dirigente político.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host