! Petróleo fecha em forte alta após queda de estoques americanos - 19/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/08/2009 - 17h44

Petróleo fecha em forte alta após queda de estoques americanos

NOVA YORK, EUA, 19 Ago 2009 (AFP) - Os preços do petróleo subiram cerca de 5% nesta quarta-feira em Nova York, impulsionados pela espectacular queda das reservas petroleiras dos Estados Unidos.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em setembro terminou a 72,42 dólares, em alta de 3,23 dólares - +4,7% em relação à cotação de terça-feira.

Nas duas últimas sessões, o barril acumulou um avanço de 5,67 dólares (8,5%).

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em outubro ganhou 2,22 dólares, a 74,59 dólares.

Segundo Bart Melek, da BMO Capital Markets, o mercado petroleiro reage a "um retrocesso muito forte dos estoques de cru, e a uma queda considerável dos de gasolina" nos Estados Unidos.

Segundo dados semanais divulgados pelo departamento de Energia americano, as reservas de cru caíram 8,4 milhões de barris na semana passada, uma baixa inédita este ano, depois de terem aumentado velozmente nas últimas semanas.

Os estoques de gasolina, acompanhados de perto no período do inverno, marcado tradicionalmente por uma média de consumo alta, também sofreram uma redução de 2,1 milhões de barris, superando as previsões. As reservas de produtos destilados (diesel e combustível para calefação) também registraram uma queda inesperada.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host