! Governo venezuelano poderá exportar ferro e alumínio para o Brasil (ministro) - 20/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/08/2009 - 17h00

Governo venezuelano poderá exportar ferro e alumínio para o Brasil (ministro)

CARACAS, Venezuela, 20 Ago 2009 (AFP) - O governo da Venezuela estuda a possibilidade de exportar ferro e alumínio para o norte do Brasil, assim como a criação de uma empresa mista para "transformar alumínio em cabo", que seria comercializado no mercado brasileiro, informou nesta quinta-feira o ministro da Mineração, Rodolfo Sanz.

"Estamos estudando a possibilidade de fornecer para o Brasil alumínio e ferro para o estado do Amazonas", explicou Sanz à TV estatal VTV, durante o Encontro de Cooperação Industrial Venezuela-Brasil 2009.

O governo propõe a criação de "um parque industrial com empresários brasileiros que permita a formação de uma associação" por meio de empresas mistas, disse Sanz, que adiantou a possibilidade de instalar una fábrica para "transformar alumínio em cabo para ser vendido no mercado brasileiro a um preço de entre 3.000 e 3.500 dólares".

"Hoje estamos vendendo alumínio primário a 1.600 dólares (...) Estas empresas mistas nos permitirão agregar mais valor nacional a nossa matéria prima", acrescentou.

O embaixador do Brasil em Caracas, Antônio Simões, ressaltou que o intercâmbio comercial com a Venezuela, que em 2008 fechou em 6 bilhões de dólares, "aumentou de maneira muito forte" e que esse processo será mantido.

"Estamos trabalhando no sentido de assegurar a soberania alimentar da Venezuela e sua industrialização", explicou Simões, referindo-se às oito fábricas de capital estatal que a Venezuela instalará com tecnologia brasileira para a produção de máquinas, válvulas e outros insumos industriais.

Desde quarta-feira, cerca de 100 empresários brasileiros estão reunidos em Caracas com seus pares venezuelanos para discutir projetos de integração industrial, e esperam ser recebidos nesta quinta-feira à noite pelo presidente venezuelano Hugo Chávez.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host