! Petróleo cai para menos de 70 dólares em NY e Londres - 31/08/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

31/08/2009 - 18h32

Petróleo cai para menos de 70 dólares em NY e Londres

NOVA YORK, EUA, 31 Ago 2009 (AFP) - Os preços do petróleo foram negociados nesta segunda-feira por menos de 70 dólares em Nova York e Londres, depois do naufrágio da Bolsa de Xangai, esfriando as expectativas de uma recuperação rápida da demanda mundial do cru.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA), para entrega em outubro, terminou em 69,96 dólares, em baixa de 2,78 dólares em relação ao fechamento de sexta-feira.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 3,14 dólares, fechando em 69,65 dólares.

"A Bolsa de Xangai caiu fortemente e o mercado se interroga sobre a demanda de petróleo. Isso pressiona", estimou Phil Flynn, do PFG Best Research. "Isso causa temores sobre a demanda chinesa de petróleo, que poderá se desacelerar", acrescentou.

A praça financeira chinesa registrou nesta segunda-feira sua pior queda desde junho de 2008, com o índice composto caindo 6,74%. Esta situação foi provocada por temores de um ajuste no custo do crédito, o que poderia trazer como consequência a desaceleração do crescimento, principalmente na indústria, importante consumidora de energia.

"Quando a Bolsa cai é em geral por temores sobre o desempenho da economia", explicou Adam Sieminski, do Deutsche Bank.

"Isso se reflete na avaliação sobre a evolução da demanda", continuou. "Se a Bolsa de Xangai cai, provavelmente a economia chinesa não terá tanta necessidade de petróleo" como se pensava, afirmou.

Os operadores vêm trabalhando com a hipótese de que a Ásia, principalmente a China, vai liderar a recuperação do consumo mundial do cru, que os observadores do mercado esperam para 2010, depois de dois anos consecutivos de contração.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host