! Britânicos acham campo gigante de petróleo em área da Petrobras nos EUA - 02/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/09/2009 - 08h00

Britânicos acham campo gigante de petróleo em área da Petrobras nos EUA

LONDRES, 2 Set 2009 (AFP) - A companhia britânica BP anunciou nesta quarta-feira uma gigantesca descoberta de petróleo no Golfo do México, a cerca de 400 quilômetros a sudeste da cidade norte-americana de Houston, em um dos poços mais profundos já perfurados.

A Petrobras tem direitos sobre um quinto da área. A jazida é operada pela BP, que detém 62%, em conjunto com a Petrobras (20%) e a americana ConocoPhilips (18%).

"A BP anuncia hoje uma gigantesca descoberta de petróleo em sua exploração Tiber, em águas profundas do Golfo do México", afirma a empresa em um comunicado.


De acordo com a empresa, a jazida Tiber fica a sob 1.259 metros de água, no bloco Keathley Canyon 102, quase 400 km ao sudeste da cidade americana de Houston.

"O poço foi perfurado a uma profundidade total de 10.685 metros, o que o transforma em um dos mais profundos jamais perfurados pelas indústrias do petróleo e do gás", acrescenta a nota.

A BP informou ainda que será necessária uma avaliação mais profunda para determinar o tamanho e rentabilidade da descoberta.

O grupo britânico é o maior produtor de petróleo e de gás no Golfo do México, de onde extrai diariamente o equivalente de mais de 400.000 barris.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host