! China empresta 600 milhões de dólares a Cuba - 02/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/09/2009 - 19h25

China empresta 600 milhões de dólares a Cuba

HAVANA, Cuba, 2 Set 2009 (AFP) - A China anunciou nesta quarta-feira um empréstimo de 600 milhões de dólares a Cuba, durante uma visita à ilha do líder do parlamento chinês Wu Bangguo, informaram fontes diplomáticas.

Wu, segundo homem mais poderoso do Partido Comunista chinês, chegou na terça à noite para uma visita de três dias.

Ele se encontrou com o líder do parlamento cubano Ricardo Alarcon, com quem assinou uma série de acordos bilaterais que incluem dois empréstimos: um de 260 milhões de dólares, para a compra de 10 carregamentos de grãos, e outro, de 300 milhões de dólares, para ajudar na modernização do sistema de telecomunicações da ilha.

Havana também contará com o crédito concedido por Pequim para investir na televisão cubana, indicou um porta-voz da missão diplomática chinesa, sem especificar o montante.

Além disso, a China doou nove milhões de dólares, ofereceu uma linha de crédito no mesmo valor e outra, preferencial no valor de um milhão de dólares, para investimentos em projetos que serão determinados pelo governo cubano.

Os dois países também ampliaram sua cooperação em áreas como a sinalização no trânsito, a agricultura e a criação de animais.

Wu se encontrará com outras autoridades cubanas, mas não tem nenhuma reunião agendada com o presidente Raul Castro ou com Fidel, líder da revolução comunista cubana.

A visita coincide com uma viagem à Ásia do ministro das Relações Exteriores cubano Bruno Rodriguez, que foi a Pequim nesta quarta-feira.

A China é uma fonte vital de recursos para Cuba, além de ser seu segundo maior parceiro comercial depois da Venezuela, com 2,6 bilhões de dólares em comércio bilateral por ano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host