! Dassault espera finalizar venda de Rafale ao Brasil em 2010 - 07/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/09/2009 - 16h24

Dassault espera finalizar venda de Rafale ao Brasil em 2010

PARIS, França, 7 Set 2009 (AFP) - O construtor francês Dassault espera concluir a venda de 36 aviões Rafale ao Brasil em 2010, informou nesta segunda-feira um porta-voz da empresa, pouco depois da decisão de princípio anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de adquirir o avião de combate francês, nunca exportado antes.

"Pensamos que as negociações serão finalizadas no próximo ano", declarou.

O presidente Lula anunciou nesta segunda-feira em Brasília a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, em visita oficial de 24 horas, a decisão de princípio de comprar 36 aviões Rafale, elogiando "a amplitude das transferências de tecnologias" consentidas pela França.

"A declaração do presidente Lula significa claramente que o Rafale ganhou a competição", garantiu o porta-voz da Dassault.

"Haverá negociações técnicas sobre o perímetro da oferta, o avião, a manutenção e o armamento. Elas serão seguidas por discussões financeiras e comerciais e por uma fase de negociação das cláusulas contratuais", enumerou.

O porta-voz se recusou a confirmar o valor do contrato, avaliado pela presidência francesa em pelo menos cinco bilhões de euros (13,23 bilhões de reais).

A venda seria a primeira para um país estrangeiro do avião construído pela Dassault, após uma longa série de reveses no exterior.

De acordo com a empresa, a obtenção deste contrato foi possível pelo "forte envolvimento pessoal dos dois chefes de Estado" e pela "atratividade da proposta francesa, especialmente em termos de performances do Rafale e de transferência de tecnologias".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host