! Opep deve manter produção e respeitar as cotas - 08/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/09/2009 - 19h34

Opep deve manter produção e respeitar as cotas

VIENA, Áustria, 8 Set 2009 (AFP) - A Opep deve decidir na quarta-feira, durante a sua reunião em Viena, manter sua produção de petróleo inalterada e respeitar mais as cotas decididas no ano passado, recomendou nesta terça-feira o comitê da organização encarregado de estudar o mercado.

"Não recomendamos mudança alguma" no nível da produção, declarou o ministro kuwaitiano do Petróleo, xeque Ahmad Abdallah al-Sabah, que faz parte deste comitê ao lado dos ministros da Nigéria e do Irã e do secretário-geral da Organização, Abdallah el-Badri.

Para conter a queda dos preços do petróleo, a Opep havia se comprometido no ano passado à situar sua produção em 24,84 milhões de barris por dia (mbj), ou seja, um corte de 4,2 mbd. Mas essa limitação é apenas respeitada parcialmente pelos Estados membros.

"Precisamos de mais respeito" a essas limitações de produção, ressaltou o ministro, indicando que elas eram atualmente respeitadas em 68% pelos Estados membros. Uma taxa de "75% seria bom", indicou o ministro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host