! 'Senhor dos anéis': acordo amigável entre Warner e herdeiros de Tolkien - 08/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/09/2009 - 18h04

'Senhor dos anéis': acordo amigável entre Warner e herdeiros de Tolkien

LOS ANGELES, EUA, 8 Set 2009 (AFP) - A Fundação Tolkien e o estúdio New Line Cinema, filial da Warner, chegaram a um acordo amigável sobre a remuneração dos herdeiros do autor do "Senhor dos anéis", cuja adaptação para o cinema rendeu bilhões de dólares, anunciaram nesta terça-feira.

Os termos financeiros do acordo, que permitirá às partes evitar um processo, são confidenciais.

Uma queixa havia sido apresentada em fevereiro de 2008 à Corte Superior de Los Angeles (Califórnia, oeste) pela Fundação Tolkien Trust e pela editora HarperCollins e deveria levar a um processo em outubro.

Os autores da queixa consideravam que a New Line Cinema não havia pagado a parte a que tinham direito após o imenso sucesso da trilogia do "Senhor dos anéis", de Peter Jackson (2001-2003), adaptada da obra de J.R.R. Tolkien.

Em um comunicado, o filho mais velho do autor, Christopher Tolkien, declarou em nome da Fundação Tolkien que "lamentava que uma ação na justiça tenha sido necessária", saudando o acordo alcançado "em termos satisfatórios, que permitirão à Fundação manter suas obras de caridade".

A Fundação também deu a sua autorização à New Line para rodar "Bilbo, o Hobbit", de acordo com Tolkien. Peter Jackson ficará novamente encarregado das filmagens e as gravações devem começar em 2010.

O presidente da Warner, Alan Horn saudou a conclusão do acordo, assegurando que o estúdio "valorizava profundamente a contribuição das obras de Tolkien no sucesso de (seus) filmes".

A trilogia "Senhor dos anéis", esteve em cartaz entre 2001 e 2003, e obteve, apenas nos cinemas, cerca de 3 bilhões de dólares.

Em sua queixa, os advogados da Fundação e da HarperCollins haviam exigido 150 milhões de dólares em indenizações e o poder de tirar da New Line os direitos sobre qualquer filme que seja adaptado das obras de Tolkien.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host