! Rafale: Dassault vai transferir tecnologia para o Brasil - 09/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/09/2009 - 09h55

Rafale: Dassault vai transferir tecnologia para o Brasil

PARIS, França, 9 Set 2009 (AFP) - A Dassault Aviation vai fornecer ao Brasil sua experiência no ramo de eletrônica, como parte do acordo para a venda de 36 unidades do caça Rafale ao país, declarou o presidente da empresa, Charles Edelstenne, ao jornal Le Monde.

"Eles querem adquirir conhecimentos em 'sistemas', (ou seja, tudo o que se refere a material eletrônico) para controlar a evolução de seus Rafale e fabricar seu avião de transporte militar. Vamos então fornecer a eles esta tecnologia e os acompanharemos em avanços futuros", explicou Edelstenne.

O Brasil anunciou na segunda-feira a intenção de comprar 36 aviões de combate franceses Rafale, a primeira venda para este avião ainda não exportado, e vai dar início às negociações neste sentido.

O presidente da Dassault Aviation descartou ainda a ideia de uma transferência da produção. "Não vamos criar uma fábrica lá. Os brasileiros querem mais transferência de tecnologia".

"Entretanto, é evidente que futuramente os Rafale serão montados em suas fábricas", destacou Edelstenne.

"Este acordo não vai dar origem a um concorrente, porque com o Rafale os brasileiros estarão equipados até 2050", afirmou.

O contrato, avaliado em cinco bilhões de euros, representa na França 6.000 empregos em quatro anos, "depois de 1.500 a 2.000 durante entre 25 anos e 30 anos", confirmou Edelstenne. O objetivo é concluir o mesmo dentro de seis a nove meses.

O presidente da Dassault Aviation prestou homenagem ao papel desempenhado pelo presidente francês. "Foi Nicolas Sarkozy quem vendeu o Rafale, não fomos nós", disse.

"Em geral, são os políticos que vendem aviões de combate", acrescentou.

A Dassault está bem posicionada para vender o modelo nos Emirados Árabes Unidos. O avião de combate também foi oferecido a outros países, como Suíça, Grécia e Índia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host