! Livro Bege do Fed fortalece ideia de que recessão terminou - 10/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/09/2009 - 03h54

Livro Bege do Fed fortalece ideia de que recessão terminou

WASHINGTON, EUA, 9 Set 2009 (AFP) - O Livro Bege divulgado nesta quarta-feira pelo Federal Reserve reafirma a ideia de que a recessão iniciada em dezembro de 2007 nos Estados Unidos terminou.

O documento indica que a atividade econômica norte-americana continuou se estabilizando em agosto.

Os dados compilados pelas 12 sedes regionais do Fed "mostram que a atividade econômica continuou estabilizando-se em julho e agosto", ressalta o relatório de conjuntura, que serve de base para os debates do Comitê de Política Monetária (FOMC) do banco central em sua reunião prevista para 22 e 23 de setembro.

Destacando que os dados econômicos "mostram" que a atividade se estabiliza, o Livro Bege é um pouco mais otimista do que o FOMC em seu comunicado final, no qual apresentou o conteúdo de sua última reunião (11 e 12 de agosto). Este considerava então que as informações disponíveis levavam a "crer que a atividade econômica estava se estabilizando".

As atas dessa reunião divulgadas em 2 de setembro mostraram pelo menos que os dirigentes do Fed consideravam então que a recessão estava em sua fase final em agosto, mas que a economia se mantinha "vulnerável aos choques".

Segundo esse documento, os diretores do banco central haviam se reunido então com "uma confiança reforçada devido ao fato de que a queda da atividade econômica estava chegando ao seu fim".

Nesse mesmo dia, o secretário do Tesouro norte-americano anunciou que surgiam "os primeiros sinais de crescimento" econômico nos Estados Unidos.

Embora corresponda ao Birô Nacional de Pesquisa Econômica (NBER), organismo independente, estabelecer uma data oficial para o fim da recessão (o que pode levar tempo, já que o NBER havia "anunciado" o início da recessão um ano depois de seu começo), tanto o Fed como o Tesouro parecem anunciar que já é parte do passado.

"O Livro Bege de setembro mostra um regresso favorável da atividade econômica praticamente em todas as regiões do país", considera Marisa Dinatale, analista do Moody's Economy.com, para quem o NBER deverá anunciar que a recessão terminou oficialmente em agosto.

Preparado pelas agências do Fed de Atlanta (Geórgia, sudeste), o Livro Bege divulgado nesta quarta-feira não reflete necessariamente a opinião dos dirigentes do banco central norte-americano.

Seus autores ressaltam que, na maior parte das regiões, "as perspectivas de atividade" das empresas analisadas pelo Fed são "prudentemente otimistas".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host