! Opep mantém atual nível de produção do petróleo - 10/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/09/2009 - 03h54

Opep mantém atual nível de produção do petróleo

VIENA, Áustria, 10 Set 2009 (AFP) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu nesta quarta-feira manter sua cota de produção, anunciou o ministro argelino do Petróleo, Chakib Khelil.

Os ministros dos 12 países membros do cartel, reunidos em Viena, decidiram "manter" seu limite de produção, que desde janeiro passado estava fixado em 24,84 milhões de barris/dia (mbd).

A organização tomou tal decisão por estimar que apesar "da situação econômica ter melhorado desde a reunião de maio" entre os ministros do cartel, "persistem grandes incertezas".

"Como o mercado segue saturado e permanecem os riscos sobre a frágil recuperação econômica, a Opep decidiu manter seus níveis de produção pelo momento", destaca o comunicado final.

O presidente da Opep, o ministro angolano José María de Vasconcelos, explicou que a situação do mercado "ainda não nos dá uma garantia absoluta para a estabilidade dos preços".

"Existe um volume significativo de reservas de petróleo bruto e também de produtos derivados no mercado, e isto é uma indicação de que a situação ainda não é completamente estável".

José María de Vasconcelos destacou o otimismo do cartel com a retomada do crescimento da economia mundial, estimando que "os dias mais sombrios da tormenta financeira e da recessão econômica já passaram".

O ministro angolano comentou o atual preço do barril de petróleo, que na terça-feira superou os 70 dólares, avaliando que é "um nível aceitável e que satisfaz tanto os países produtores como os consumidores".

Já o secretário da Opep, o líbio Abdullah El Badri, advertiu que "o preço abaixo dos 75 dólares não promoverá investimentos" por parte dos países produtores.

Os ministros voltarão a avaliar seu nível de produção em uma reunião em Luanda, no dia 22 de dezembro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host