! Bolívia anuncia reunião sobre o gás com a Petrobras - 12/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

12/09/2009 - 15h13

Bolívia anuncia reunião sobre o gás com a Petrobras

LA PAZ, Bolívia, 12 Set 2009 (AFP) - O governo boliviano anunciou neste sábado que está organizando uma reunião entre os presidentes das estatais Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e Petrobras para falar sobre os volumes de compras brasileiras de gás natural.

"A negociação com o Brasil está aberta, no entanto, nós, antes de 24 de setembro, vamos organizar uma reunião entre os presidentes das duas empresas", disse o ministro de Hidrocarbonetos, Óscar Coca, citado pela agência estatal ABI.

Segundo o ministro boliviano, o local do encontro ainda não foi definido, mas a agenda será focada no contrato de compra e venda de gás.

Coca antecipou que o critério do governo boliviano é manter ou aumentar os mercados de exportação de gás.

Há três semanas, o presidente da YPFB, Carlos Villegas, considerou a possibilidade de alterar o contrato de venda de gás natural ao Brasil para ajustar e estabelecer cotas fixas, que permitam à Bolívia consolidar volumes de gás extras para seu mercado internacional.

Brasil e Bolívia assinaram em 1999 um contrato de 20 anos para compra e venda de gás natural, com uma escala de fornecimento inicial de 5 milhões de metros cúbicos diários (MMCD) e de 31 MMCD até 2005. No entanto, pelas oscilações do consumo no mercado, o Brasil solicitou volumes menores.

A Bolívia possui 1,34 trilhão de m3 de gás natural, entre reservas prováveis e provadas, as segundas da região depois da Venezuela.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host